Friday, March 30, 2018

Fechamento mensal (R$ 329.912,22 +1,63%) - Março *Novo máximo*

Boa noite superavitários colegas, cada vez fica mais evidente a veracidade do ditado popular: "dinheiro faz dinheiro" e os rendimentos vão impulsionando a valorização da carteira. Uma carteira de investimentos bem diversificada e de qualidade para suportar crises, que seja capaz de gerar um bom retorno mensal. Cada vez está ficando mais evidente que vamos conseguir atingir a meta para o ano, que seria como se tivessemos um segundo emprego, como descrevi aqui.

Tivemos uma valorização de 1,63% nos ativos em relação ao fechamento anterior. Somado a isso, conseguimos aportar dinheiro novo esse mês, sendo que nossa carteira aumentou em  R$ R$ 9.404,71 ou +2,93%.

Histórico de Aportes:
R$ 4.100,00

Movimentação no mês:

Vendas: Redução da exposição em FI-DI.

Compras: Compra de ABCP11 e MFII11. 

Patrimônio financeiro:

Posição por tipo de investimento:

 Posição na RF:

 Posição nos FIIs:

 Posição nas ações:

 Histórico:

Rentabilidade:

Considerações mensais:

Chegamos nesse mês à um patamar nunca visto na nossa história, novo máximo de patrimônio e de rentabilidade (+58,8%). Isso já era esperado, como destacado no post de fechamento do mês passado.

Ainda estamos com aportes negativos no ano devido à retirada gigante em Janeiro para pagar o carro. Mesmo assim, a rentabilidade da carteira e a sustentação pelos dividendos, aluguéis e juros impressiona. 

Minha vida está muito boa, estou vivendo na minha família um momento muito feliz. Eu e a Sra. Sequoia estamos praticando exercícios regularmente (corrida de rua e bicicleta no meu caso e academia no caso dela). A atividade física tem impacto muito grande na minha vida, modifica a minha alimentação e meu "temperamento". Estou fazendo algumas reflexões sobre o que considero a vida que eu quero, fiz até uma resenha do livro do Prof. Clóvis de Barros Filho aqui.

Outra mudança na vida, dessa vez financeira, foi que começamos a realizar nossas despesas todas no cartão de crédito, com intenção de usar os pontos para viajar (gostamos muito de viajar, fazemos sempre duas viagens grandes por ano). Na verdade isso me estimulou a entrar em diversos programas de fidelidade, algo que eu nunca tinha feito antes. Talvez eu faça um post sobre como estou fazendo tudo isso.

É isso aí, vamos ser ricos e felizes juntos? Rumo aos 400k!

Abraço a todos.

6 comments:

  1. Excelente Sequoia, parabéns!

    Cara, gasto tudo via cartão de crédito, exceto se houver um desconto a vista/débito. Não sei como é sua vida financeira com a esposa, mas se forem bem abertos e transparentes, seria legal verem qual cartão lhe traz os melhores benefícios (pontos por dólar, isenção, entre outros) e usar esse cartão + um adicional dele, assim vem uma só fatura, mas geralmente os programas de fidelidade bonificam por mais uso. Ou seja, se você geraria neste mês 3k pontos no seu cartão e a esposa mais 3k pontos no dela, usando um cartão e adicional vcs fazem os 6k pontos e ganham algum bons (isenção de tarifa, mais pontos, algo assim). Fora que acumular todos os pontos num só "pacote" geralmente é melhor (caso vendam, 100k em uma única conta vale mais do que duas de 50k).

    Não sei se me fiz entender, espero que sim.
    Abc

    ReplyDelete
    Replies
    1. FPi, estou escrevendo um post exatamente sobre isso que você falou. Quando eu postar vai dar para você entender o que estou fazendo. Te chamo para contribuir com algumas dicas. Atualmente já mudei o cartão e eu e esposa usamos o mesmo. Acho que ainda dá para melhorar, mas o nosso atual está pontuando 1,4 pontos por dólar.

      Obrigado pela visita.

      Delete
  2. Bacana Sequoia,

    Nota 10 no quesito alimentaçao e exercicios. É isto ai!

    E os numeros estao otimos.

    Bem bacana esta ideia de usar o cartao de credito para acumular pontos.

    Abraçao e excelente mes

    ReplyDelete
    Replies
    1. VDC, você é um dos exemplos que eu acompanho. Seu foco é impressionante. Obrigado pela visita.

      Abraço

      Delete
  3. Fala Sequoia, seus fundos são as jóias da coroa. Parabéns pela carteira como um todo. Uma dúvida. A quanto você entrou em MDIA ?

    Forte abraço meu caro. Sucesso !

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Rato. Obrigado. Eu tenho MDIA3 a um preço médio de R$ 46,xx. Logo chega a vez dela de novo.

      Abraço

      Delete