Friday, May 4, 2018

Melhore sua vida como pessoa e como investidor


Caro leitor, você já deve ter notado que os investidores de sucesso não ficam na frente do computador olhando o pisca-pisca do home-broker. Não é necessário, se você não é trader, gastar muito tempo na frente da tela olhando a variação dos preços. Na verdade, ficar olhando a variação dos preços prejudica a nossa visão de investidor, deixa ela míope. Imagine os empreendedores da sua cidade, aqueles que deram certo, aqueles que conseguiram construir empresas de valor, será que eles se preocupam com o preço que poderiam vender suas empresas?

O foco do investidor, no meu entendimento, deve ser outro. Deve estar na utilidade dos seus investimentos, na solidez de suas empresas, em estratégias de aumento do conhecimento e na gestão de seus recursos. O foco não deve ser o dinheiro, mas qual a sua utilidade, qual o seu fim (finalidade), qual a sua importância para melhorar nossa vida, melhorar nossa relação com o mundo.

Documentário sobre a vida de Warren Buffett, mostra um lado pouco conhecido do megainvestidor, sua preocupação com a filantropia.

Sendo assim, quais estratégias tenho utilizado para retirar o foco do dinheiro e colocá-lo na sua finalidade? Quais estratégias tenho utilizado para crescer pessoalmente e aumentar minha capacidade de gerir meus investimentos? Como manter um equilíbrio saudável para o corpo e a mente? Como praticar no dia-a-dia atividades que aumentem o foco no que interessa na vida?

Neste texto eu não tenho intenção de dar dicas para resolver os seus problemas, apenas desejo relatar o que ando fazendo atualmente para melhorar minha relação com o dinheiro, com meu corpo e com minha mente. Estratégias que tem funcionado para mim e que parecem comuns à outras pessoas.

Comecei a escrever pensando em dividir em práticas que melhoram o corpo e a mente, mas percebi que é muito difícil separar de acordo com esse critério, já que uma mente melhor afeta seu corpo e vice-versa. Sendo assim, deixei sem separação, sem compartimentabilização.

Veja a baixo uma lista de atividades que tenho realizado e os efeitos que tenho percebido no corpo e na mente.

1. Atividade física diária – diária mesmo, parar no máximo 1-2 dias por semana. Qualquer atividade, tenho feito caminhada, andado de bike e corrido. Estas atividades me dão flexibilidade, preparo físico para conseguir lidar com atividades simples e complexas no dia a dia. Além disso, descansam a mente, forçam a mente a se desconectar por um momento de pensamentos estressantes. Ampliam nossa visão de mundo como pessoas e como investidor.

2. Controle da ingestão de alimentos e bebidas – reduzi a ingestão de refrigerante e de bebidas alcólicas. Antes eu consumia todos os dias uma das duas opções, hoje tento fazê-lo no máximo uma vez por semana. O efeito é fantástico, seu corpo fica mais leve, nunca mais tive azia. A redução da bebida acaba levando à redução da quantidade de alimentos ingeridos, também. Se você se sente melhor com seu corpo, sua mente sua mente fica potente.


3. Leitura – as vezes me sinto vazio, esse vazio pode ser facilmente preenchido pela leitura. Considero que o crescimento pessoal constante é uma das maneiras de me melhorar como investidor e pessoa. Sou muito ansioso e quando leio, viajo para um mundo que reduz a minha ansiedade, me sinto evoluindo, me sinto melhor.

4. Família – diálogo, empatia e paciência, a nossa relação com nossa família e com nossos amigos pode afetar o nosso comportamento. Tenho uma dificuldade maior em lidar com minha família que com meus amigos. Ao tratar melhor minha esposa, meu filho, meus pais ou meu irmão bem eu me sinto bem. Rapidez em corrigir erros é algo que tenho tentado praticar. Esses dias fiz uma viagem que começou ruim, por minha culpa, e consegui fazer com que acabasse bem por assumir o meu erro e mudar o comportamento.


5. Eliminação de vicios - limitação do uso de aplicativos e outras formas de vícios, como o blog ou o home broker. Você ficar na frente do celular vendo se recebeu alguma mensagem, ou no home broker vendo o pisca-pisca das cotações, ou no blog vendo o número de visualizações não é bom. Em vez disso, tenho tentado usar o tempo para escrever/ler/fazer atividades físicas/estudar. Começou a perceber que está acessando demais alguma página ou fazendo repetidamente alguma coisa, pegue um livro para ler ou escreva sobre algo.

6. Atividades em sociedade – aumento da interação social, somos seres que vivem em sociedade. Uma das formas que temos de ocupar nossa cabeça e nos sentir útil é participando de atividades em sociedade. Procure algum lugar que você possa ajudar os outros, ou ensinar. O ato de ensinar é sempre melhor para nós do que para quem aprende, é gratificante. Pode ser uma igreja ou uma escola ou algum centro comunitário.


7. Conciliação com o trabalho – entendimento da sua atividade, da sua função e como realizá-la de modo mais ajustado com seu entendimento. Sem imposição da categoria ou do chefe ou da própria empresa. A vida que você tem para viver é essa. Não se concentre excessivamente na independência financeira, não viva de futuro e nem de passado. Sua vida acontece agora. Procure encontrar uma maneira de gostar da sua vida, a vida de todo mundo tem coisas ruins e coisas boas. Estes eventos acontecem o tempo todo, não deixe de entendê-los. Ame a vida com ela é.

8. Gestão do patrimônio e liberdade financeira – tranquilidade financeira é essencial para que você possa se concentrar em aprender, empreender, investir e crescer pessoalmente. Não deixe de lembrar da fórmula mais simples da riqueza, gaste menos do que ganha. Isto na verdade pode ser utilizado para tudo na vida. Uma vida mais frugal é uma vida mais dissociada do conceito de necessidade de satistação material do capitalismo, que pode causar muita tristeza e te desviar do foco.

Como você faz para ter maior controle sobre o que realmente importa para ser um verdadeiro investidor?

Como você faz para ser uma pessoa melhor, que gosta mais da vida como ela é?

Abraço

14 comments:

  1. Muito show o post!!!!! Este ano coloquei diversas metas que pretendo cumprir. O principal é emagrecer e cuidar melhor da alimentação.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gari, 2018 também tem sido um ano de mudança para mim e minha família. É o ano de melhor a vida, ano passado eu travei o pescoço de estresse. Esse ano estamos lidando com as coisas de forma mais suave.

      Abraço

      Delete
  2. Post super completo, falou de praticamente todos os pontos importantes.

    Eu faço a maioria dos aspectos que falou, desde atividade física, alimentação saudável, leitura, familia, sem vícios, dedicação ao trabalho, gerenciamento do tempo e dinheiro.

    Abraço e bons investimentos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. DIL, realmente, se eu deixo de fazer qualquer uma dessas atividades já sinto o prejuízo.

      Abraço

      Delete
  3. Colocar metas e se desafiar é a melhor alternativa para o crescimento e contra a estagnação, seja financeira, intelectual e até mesmo o desgaste da família.
    Excelente post!!

    Abraços, bons resultados.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Seco, em qualquer parte da vida as metas funcionam bem para te manter focado. Tem alguns aplicativos que te permitem controlar a estatistica de treino e atividades físicas. Eu uso bastante o Strava e consigo ver a evolução. Ajuda bastante.

      Abraço

      Delete
  4. Sequoia,

    Muito legais suas dicas.
    Acho que você resumiu muito bem tudo o que precisamos para ter equilíbrio e sabedoria cada vez mais consistentes.

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    ReplyDelete
  5. Amigo, excelente a lista. De fato, sintetiza o cenário ideal para termos uma vida de paz, de corpo, alma e financeira. Te acompanho! http://amigorico.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Rico, vou te adicionar na bloglist aqui também.

      Abraço

      Delete
  6. Mais um excelente post. Saber onde colocar o dinheiro na sua vida é uma das lições mais importantes que você pode aprender.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado concurseiro. Verdade, valorizar aquilo que tem valor

      Abraço

      Delete
  7. Replies
    1. Coincidentemnte, Acabei de escrever uma postagem bem sucinta sobre metas e constância.

      Delete