Saturday, February 11, 2017

Por que Sequoia?

Bom dia meus caros, a luta continua. Já estamos praticamente na metade do segundo mês de 2017. O ano promete ser muito bom nos investimentos, o fato de gastar menos do que ganhamos nos deixa confortáveis. Mas isso, por si só, não é suficiente para construir riqueza.

O poder do bom investimento e dos juros compostos têm sido destacado pelos amigos blogueiros. O nome do meu blog tenta refletir o que eu espero de uma carteira de investimentos.


Sequoias são árvores típicas do oeste da Califórnia, EUA. Caracterizam-se por seu grande porte e são as maiores árvores do mundo, em termos de volume. A mais volumosa é a General Sherman, com mais de 1,4k m3, que está no Sequoia National Park, CA. Isso mesmo, elas têm até nome próprio, Além disso, estas árvores são muito altas, podendo ultrapassar os 95 m.

As gigantes de madeira avermelhada também são muito resilientes, suportando o fogo e outras intempéries por diversos anos, as mais velhas tem mais de 3,5k anos.

Quando eu vejo estas informações sobre essas magníficas plantas, identifico as características que eu gostaria de ter em uma carteira de investimentos. Gostaria que os investimentos continuassem dando frutos por maior tempo possível, com potencial de crescimento e resiliência.

Busco isso com uma carteira que está bem diversificada entre renda fixa e renda variável, projetando retornos de 0,85 % a.m. e aportes consistentes.

Vejam algumas fotos das belas Sequoiadendron giganteum (espécie mais conhecida).

As cicatrizes deixadas pelo fogo no tronco da árvore. A sua resistência ao fogo faz com que ela ganhe a concorrência sobre outras espécies ao longo do tempo. Lembra muito as espécies do Cerrado brasileiro, nesse sentido.

Os bosques de Sequoias são realmente muito bonitos - Sequoia National Forest.

O seu porte impressiona para um observador que tem a oportunidade de aproximar-se do seu colo.

Espero que os investimentos de vocês sejam também como Sequoias e que possamos engrossar o caldo da Blogosfera cada dia mais.

Abraço.


11 comments:

  1. Muito bom o post, esclarecedor.

    um abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Mestre, faltava esclarecer o nome. Aos poucos vou expondo minha "filosofia".

      Delete
  2. Replies
    1. Valeu IR, obrigado pela leitura e pelos ótimos textos do seu blog.

      Delete
  3. Buenas, Sequoia! Muito bacana. Eu sigo a mesma estratégia. Mais importante que ganhar é não perder! No longo prazo os juros sobre juros fazem o seu trabalho.

    Abraço e sucesso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. IpV, depois de um tempo no mercado nós aprendemos que não existe dinheiro fácil e quanto maior o retorno maior é o risco também.

      Abraço.

      Delete
  4. Fala SI,

    Show, gostei do nome.

    Se eu fosse colocar nome no meu blog de algo que admiro seria Airbus A380 kkkk, boeing kkk. Gosto de avioes.

    Imagina BoingInvestimentos rs
    Ja imaginava que seu nome era pra dar a ideia de algo forte e robusto mesmo.

    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. VDC, legal. Também gosto de aviões, mas os militares.

      Abraço

      Delete
  5. Muito bom. Perco nesse aspecto da criatividade... passei alguns dias até conseguir surgir com um nome pro meu blog e ainda assim... nada criativo, hehehe.

    Vou passar a acompanhar seus posts! Parabéns pela carteira!

    ReplyDelete
    Replies
    1. EP, seja bem vindo. Procurei o seu blog e não achei, você está montando?

      Abraço

      Delete
  6. Claro, sequoia, bela explicação.
    Um abs!

    ReplyDelete