Sunday, November 18, 2018

MDIA3 – M. Dias Branco SA – Atualização dos fundamentos 3°T/2018

A empresa - histórico

A M. Dias Branco SA é uma empresa do setor de alimentos, líder no mercado nacional de biscoitos e massas, também produz margarina, farinha de trigo e torradas. Já fiz aqui no blog algumas postagens sobre os fundamentos da empresa. Que podem ser acessados nos links abaixo:

MDIA3 – M. Dias Branco SA – Fundamentos
Já comeu um biscoito amanteigado hoje? Vamos de MDIA3. (Parte 1)

A intenção desse post é revisitar de forma bastante rápida a evolução dos números da empresa desde 2006 atualizando com os dados do último trimestre. Se você quiser saber mais detalhes sobre a interpretação desses resultados acesse os links que eu adicionei acima. A cada trimestre, quando as empresas apresentam os resultados eu atualizo minhas planilhas de controle, mas somente uma vez por ano faço uma análise quanto a continuidade dos investimentos nas empresas. 

Crescimento da empresa – patrimônio líquido


Lucratividade da empresa - Receita, Lucro, Margem líquida e ROE
Solidez financeira - Caixa e dívida


Crescimento da empresa – RL, LL e PL desde 2006

Governança da empresa

A empresa participa do novo mercado. O Novo Mercado corresponde à um segmento do mercado de capitais brasileiros com maior exigência em termos de governaça corporativa. A comunicação com o investidor é bastante clara e passa confiança.

Conclusão

A empresa tem mantido sua lucratividade ao longo do tempo, nos últimos dois trimestres a lucratividade e a dívida foram impactadas pela aquisição da Piraquê. Nota-se que a aquisição resultou em aumento significativo da receita, porém isso ainda não foi traduzido em lucro devido a dois fatores: 1) gastos iniciais com a aquisição para melhoria de sinergias; 2) aumento nos últimos trimestres do custo do trigo que não foi integralmente repassado para os consumidores. Logo a incorporação das atividades da Piraquê devem ser totalmente incorporadas e as sinergias devem aumentar a lucratividade da empresa. Além disso, a tendência é o preço do trigo voltar à média e/ou a empresa repassar mais esse custo.

Muita gente não gostou do resultado da empresa divulgado na última semana, porém, olhando os gráficos acima é evidente que foram bons resultados. A empresa segue sólida e com sua estratégia clara de crescimento através de aquisições.

PS.: Os fundamentos que apresento acima foram os que me levaram a colocar a ação da empresa na minha carteira. Isso não é recomendação de nada, o futuro é incerto e eu não sou analista (muito longe disso). Esse texto é apenas um registro para que eu possa consultar futuramente e ver aonde eu acertei ou errei na análise. A idéia é fazer esse acompanhamento anualmente, após a divulgação do resultado anual, para ver se continuo na empresa ou não.

Fontes de informação:

Página principal: http://mdiasbranco.com.br/
Fonte dos dados fundamentalistas: http://fundamentus.com.br/

2 comments:

  1. Sequoia,

    Muito bom o seu post, ficou bem completo.

    Boa semana!
    Simplicidade e Harmonia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Simplicidade, obrigado. Uso uma planilha fácil de atualizar para acompanhamento desses indicadores trimestralmente.

      Abraço

      Delete