Thursday, November 22, 2018

GRND3 – Grendene SA – Atualização dos fundamentos 3°T/2018

A empresa

A Grendene SA é a maior produtora brasileira de calçados, dona de algumas marcas famosas como a Ipanema, Ridder e Melissa. Já fiz aqui no blog algumas postagens sobre os fundamentos da empresa. Que podem ser acessados nos links abaixo:

GRND3 – Grendene SA – Fundamentos
Uma empresa muito previsível, com enorme disponibilidade de caixa, a maior exportadora brasileira de calçados

A intenção desse post é revisitar de forma bastante rápida a evolução dos números da empresa desde 2006 atualizando com os dados do último trimestre. Se você quiser saber mais detalhes sobre a interpretação desses resultados acesse os links que eu adicionei acima. A cada trimestre, quando as empresas apresentam os resultados eu atualizo minhas planilhas de controle, mas somente uma vez por ano faço uma análise quanto a continuidade dos investimentos nas empresas. 

 Crescimento da empresa – patrimônio líquido


Lucratividade da empresa - Receita, Lucro, Margem líquida e ROE

Solidez financeira - Caixa e dívida

Crescimento da empresa – RL, LL e PL desde 2006

Governança da empresa

A governança da empresa é aparentemente muito boa, com capital pulverizado entre investidores no mercado, apesar de ter alguns controladores com grande posição. Além disso, ela faz parte do seguimento novo mercado. O Novo mercado corresponde à um segmento do mercado de capitais brasileiros com maior exigência em termos de governaça corporativa.

Conclusão
Têm apresentado redução do lucro líquido nos últimos trimestres o que deve prejudicar o lucro desse ano. Isso se deve principalmente à queda do resultado financeiro da empresa devido a queda na taxa selic (a empresa tem muito caixa) e ao menor resultado operacional devido a crise aqui e na Argentina. Por enquanto, mesmo com a crise a empresa continua sólida, não é uma empresa que se espera crecimento. Nessa aqui eu procuro maturidade e distribuição de dividendos.

PS.: Os fundamentos que apresento acima foram os que me levaram a colocar a ação da empresa na minha carteira. Isso não é recomendação de nada, o futuro é incerto e eu não sou analista (muito longe disso). Esse texto é apenas um registro para que eu possa consultar futuramente e ver aonde eu acertei ou errei na análise. A idéia é fazer esse acompanhamento anualmente, após a divulgação do resultado anual, para ver se continuo na empresa ou não.

Fontes de informação:

RI da empresa : ri.grendene.com.br
Página principal: https://www.grendene.com.br
Fonte dos dados fundamentalistas: http://fundamentus.com.br/ e www.bmfbovespa.com.br/

8 comments:

  1. Ter vendido esta empresa anos atrás é um dos meus maiores arrependimentos, kkkk.
    Abraços

    ReplyDelete
  2. A Grendene é uma excelente empresa com bons fundamentos.


    Abraço e bons investimentos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uma empresa com caixa enorme, nada de dívida e bastante estável.

      Abraço

      Delete
  3. Gostei do seu post. Também considero uma excelente empresa (para buy and hold).

    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ReplyDelete