Sunday, January 22, 2017

Planejamento financeiro para 2017

Boa noite colegas, vou escrever hoje sobre o planejamento que temos (eu e a senhora Sequoia) para 2017.

Devido às caracteristicas de nossa receita e despesas ao longo do ano, nós conseguimos fazer aportes mensais bastante irregulares. Porém, para fins de planejamento anual, o aporte anual esperado foi dividido pela quantidade de meses no ano, o que resultou em um aporte esperado de cerca de 5,3k mensais. A evolução patrimonial esperada deve acompanhar a linha dos 0,85% na figura abaixo:





Nós estamos em fase de construção da carteira de investimento, longe da maturação. Então, como destaquei na postagem anterior, a carteira possui apenas FIIs e RF. Com a distribuição abaixo:


A parte de nossa estratégia que será executada nesse ano consiste em montar a carteira de ações de forma a distribuir 33% em cada uma das classes de investimento: fundos imobiliários (FIIs), renda fixa (RF) e ações.

A carteira planejada de ações será equitativamente distribuída entre as 8 ações da carteira e a composição será:


Inicialmente iremos aportar em RF (algum FI DI) para atingir pelo menos um montante suficiente para comprar pelo menos 5k de cada ação. Depois, vamos usar a análise técnica para estudar melhores pontos de entrada.

Abraço a todos.

10 comments:

  1. Você aporta bastante, cara!parabéns

    ReplyDelete
    Replies
    1. MP, obrigado. Aporto bastante, mas gasto bastante também, faz parte :)

      Delete
  2. Creio que seus objetivos seja investimentos de longo prazo certo?
    Se assim for, não seria mais "garantido" comprar ITUB3 , E BBDC3 (ações ordinarias para fins de investimento e nao especulação) ?

    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Matheus, o problema de investir em PNs acontece em empresas que não tem boa política com os minoritários e que podem facilmente trocar de controlador. Todas as ações que eu coloquei na carteira possuem boas políticas com os minoritários, ao meu ver. Se trocar de controle, ambas possuem tag along. Um dos principais problemas que eu vejo com as ONs é a venda coberta e a liquidez de mercado (para as duas até 100x menor). Quem sabe o dia em que a liquidez for maior ou o spread, nada impede que eu compre as ONs também dependendo do spread.

      Abraço e obrigado pelo comentário.

      Delete
  3. Blog novinho. já adicionei aos favoritos e farei questão de acompanhar a sua trajetória.

    Só avisando que uma das coisas que me chamou atenção foi o título do blog.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Orion, boa noite. Obrigado, vamos tentar crescer o patrimônio. Abraço

      Delete
  4. Buenas, Sequoia! Você tem um aporte interessante para fazer boas compras. Qual a corretora que você usa?

    Abraço e sucesso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. IPV, obrigado, estou trabalhando mais com a XP. Sem reclamações, por enquanto.

      Delete
    2. Legal, eu também uso muito a XP. Acho que tem o melhor home broke. Mas achava ela cara aí passei as RV para a SOCOPA. Principalmente pois não cobram corretagem para FIIs e ETFs. A Clear que é do grupo XP também é mais barata que a XP, mas acho que logo logo a XP vai reduzir alguns custos.

      Delete
    3. IPV, eles agora não cobram taxas de custódia de ações/FIIs/RF e nem DOC/TED. A corretagem não pesa muito, pois eu sempre acumulo um pouco na RF para comprar ações/FIIs. O HB realmente é muito estável e confiável. Outro motivo para eu utilizar a XP é que invisto com um escritório que tem um agente muito atencioso e prestativo, liga e manda Whatts quando aparece algo bom e me deixa bem livre para escolher os produtos. Recentemente o sistema deles foi invadido por hackers e pegaram umas informações de clientes, mas não me preocupei muito com isso.

      Abraço.

      Delete