Monday, November 26, 2018

EGIE3 – Engie Brasil Energia SA – Atualização dos fundamentos 3°T/2018

A empresa - histórico

A Engie SA é uma empresa controlada pelo grupo franco-belga Engie  Group, com atuação global o grupo se destaca na produção de energia com baixa emissão de carbono. Maior produtora de energia independente do Brasil. A empresa é considerada por mim uma empresa de dividendos, apesar de possuir ciclos de expansão e de dividendos. Vamos aos números históricos (desde 2006).

Já fiz aqui no blog uma postagem sobre os fundamentos da empresa. Que podem ser acessados no link abaixo:

Maior produtora privada de energia do Brasil e uma das maiores pagadoras de dividendos: Fundamentos da Engie Brasil Energia SA (EGIE3) de 2006 - 2018

A intenção desse post é revisitar de forma bastante rápida a evolução dos números da empresa desde 2006 atualizando com os dados do último trimestre. Se você quiser saber mais detalhes sobre a interpretação desses resultados acesse os links que eu adicionei acima. A cada trimestre, quando as empresas apresentam os resultados eu atualizo minhas planilhas de controle, mas somente uma vez por ano faço uma análise quanto a continuidade dos investimentos nas empresas. 

Crescimento da empresa – patrimônio líquido


Lucratividade da empresa - Receita, Lucro, Margem líquida e ROE


Solidez financeira - Caixa e dívida


Crescimento da empresa – RL, LL e PL desde 2006


Governança da empresa

A governança da empresa é aparentemente muito boa, com capital um pouco concentrado nas mãos dos controladores. Além disso, ela faz parte do seguimento novo mercado. O Novo mercado corresponde à um segmento do mercado de capitais brasileiros com maior exigência em termos de governaça corporativa. 

Conclusão

A empresa fez algumas aquisições recentemente, isso aumentou o endividamento e a receita líquida,  o que tem impactado positivamente o lucro líquido, apesar do aumento dos custos com juros, evidenciado pelo resultado financeiro negativo e crescente.

PS.: Os fundamentos que apresento acima foram os que me levaram a colocar a ação da empresa na minha carteira. Isso não é recomendação de nada, o futuro é incerto e eu não sou analista (muito longe disso). Esse texto é apenas um registro para que eu possa consultar futuramente e ver aonde eu acertei ou errei na análise. A idéia é fazer esse acompanhamento anualmente, após a divulgação do resultado anual, para ver se continuo na empresa ou não.

Fontes de informação:

Página principal: https://www.engie.com.br/
Fonte dos dados fundamentalistas: http://fundamentus.com.br/ e www.bmfbovespa.com.br/

6 comments: