Friday, March 1, 2019

Fechamento mensal (R$ 459.996,33 +0,80%) - Fevereiro *Novo Máximo* 5th mês positivo

Boa noite superavitários colegas, o segundo mês de 2019 já se foi. Atingimos um novo recorde de patrimônio, graças aos aportes e rendimentos passivos, basicamente. Seguimos a estratégia de recomposição de renda fixa para futuras aquisições, como descrito detalhadamente no fechamento mensal anterior.

Tivemos uma valorização de +0,80% nos ativos em relação ao fechamento anterior. Sendo que o Ibov desvalorizou (-1,86%) e o IFIX se valorizou (+1,44%). A carteira continua mais atrelada ao IFIX já que 48% da nossa carteira é FII, 30% Ações e 22% RF. Somado a isso, conseguimos aportar R$ 9.500,00 de dinheiro novo esse mês, que somados aos reinvestimentos e valorização fez a nossa carteira avançar em R$ 13.146,29 ou 2,94%.

Neste mês eu vendi no mercado secundário uns CRA que tinha adquirido no mercado primário com um bom ágio, que foram novamente alocados em CRA no mercado primário. A ideia é tentar melhorar a rentabilidade da RF com compras no primário e vendas no secundário com ágio, quando possível, caso não seja possível carrego até o fim. Tudo dentro da estratégia de diversificação e controle de risco. Vocês costumam fazer isso? Girar a carteira de RF para tentar agregar mais valor?

Vamos aos billions...

Histórico de Aportes:


Movimentação no mês:
 Vendas: CRAs
 Compras: CRA Terreos e FI-DI aumentando para alocação em RF.

Patrimônio financeiro:
 
Posição por tipo de investimento:
 
Posição na RF:
 
Posição nos FIIs:
 
Posição nas ações:
 
Posição Geral:
 
Rentabilidade:
 
Considerações mensais:

Seguimos a vida com a ideia de que o caminho importa mais do que o resultado, o final. Estou cada dia mais produtivo, com a mudança de cargo tenho tido muito mais trabalho e as tarefas são muito variáveis e me demandam um tempo enorme. Tem dia que eu fico tonto e tenho dificuldade de me concentrar, não dá tempo nem de usar a estratégia de anotar as demandas e ir resolvendo. Aos poucos vou aprendendo a lidar com isso. O lado da saúde tem ficado de lado, mal e mal tenho jogado uma bolinha uma vez na semana. Vamos ver se consigo resolver isso com o tempo. Carnaval vai ser de descanso por aqui e de reposição das energias para um ano que nos reserva muito.

É isso aí! Rumo aos 500k.

Abraço a todos.

24 comments:

  1. Olá SI,

    Muito bom.
    Nesse carnaval é bom que dá para descansar um pouco.
    Os 500k já estão batendo na porta.

    Abraços!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Cowboy, 500k vão chegar mais rápido do que imaginávamos.

      Abraço

      Delete
  2. Alocação muito interessante, eu também estive pensando em fortalecer os FIIs para ter um fluxo de caixa mais previsível. O momento não é bom.para grandes aportes, mas vou fazer pequenos aportes mensalmente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Surfista, esses FIIs foram adquiridos em maior parte entre 2013 e 2016, desde então comecei a aportar mais em ações. Agora busco o equilíbrio da carteira, que ainda está um pouco desbalanceada para os FIIs. Valeu!

      Delete
  3. Fala, doido. Te adicionei no meu Blogroll. Tamo junto!

    ReplyDelete
  4. Boa, Sequoia!
    Esse ano promete! Meia milha já tá batendo na porta, família aumentando, cargo novo!!
    Sucesso!

    ReplyDelete
  5. Bons resultados Sequoia! Invisto em CRI/CRA no secundário nunca usei essa estratégia de comprar no primeiro e vender no secundário. Qual a sua corretora?
    Abraço!

    www.executivoinvestidor.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. EI, eu uso duas corretoras. A que eu fiz esse lance foi a XP. Por enquanto está dando um resultado muito bom. Mas temos que entrar em CRIs ou CRAs que já entraríamos normalmente para posição, se der para sair no secundário com um ágio bom, ok, se não, ok também. Valeu.

      Delete
  6. Fala Sequoia! Parabéns desde já! Que as circunstâncias não derrubem sua "sequoia" de investimentos! Um abraço!

    ReplyDelete
  7. Fala Sequoia! Como você faz a avaliação de quais Fiis aportar?

    Depois dá uma olhada no meu blog...estou começando a entrar na blogosfera agora!

    ABS!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Carlos, seja bem-vindo. Na aba lateral se você clicar em FIIs você vai achar um post em que eu explico o que avalio nos FIIs. Mas a avaliação é bastante pessoal, a minha carteira não será igual a sua, pois sua caracteristica como investidor é diferente da minha. O segredo é achar o seu perfil, para isso... muito estudo. Valeu!

      Delete
  8. Parabéns, Sequoia. Acho que esse semestre ainda você chega nos 500k. Eu queria atingir esse valor para esse ano mas acho que não vai dar.
    Valeu,

    ReplyDelete
    Replies
    1. IP, devagar e sempre... curtindo a vida no caminho. Valeu!

      Delete
  9. Fala aí! Curti o post haha 500k ta chegando!!!! hahahaha

    te adicionei à minha lista de blogs recomendados... sigamos firmes!! =D

    Abraços,

    Intendente Frugal

    ReplyDelete
  10. Pra q girar patrimônio? não giraria

    Dinheiro novo serve para novidades

    Abs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Scant, cada investidor com seu perfil. Eu estou gostando de especular na RF, mas quando não dá, ok. Só compro o que gostaria que permanecesse na carteira. Todas essas RF que eu citei são isentas de IR, então não tem o problema do IR na venda.
      Abraço

      Delete
  11. VI, pode ter ágio ou deságio. Quando você compra no primário você tem uma possibilidade maior de ter ágio. Compra no primário, consulta a cotação no secundário depois de um tempo e se acha que compensa, sai e entra em outro no primário. Para dar certo tem que entrar somente naquilo que você ficaria tranquilo de permanecer. Valeu.

    ReplyDelete
  12. Muito bom os gráficos e explicação patrimonial, parabéns.

    ReplyDelete