Friday, January 20, 2017

Breve histórico como investidor

O título pode dar uma sensação de experiência, mas isso não é verdade. Não me considero um investidor experiente.

Iniciei meus investimentos em bolsa no ano de 2008, na derrocada da bolsa e crise internacional desencadeada pelo empréstimos hipotecários nos EUA, que ficou conhecida como crise do Subprime.

Sem muito estudo e com muita coragem (algo extremamente perigoso para quem tem muito dinheiro à perder, não era meu caso) iniciei com a associação com alguns amigos e familiares a colocar dinheiro na bolsa.

As primeiras ações que comporam a carteira foram: PETR4 e VALE5. Depois, entraram também a GGBR4, CSNA3 e BVFM3.

O dinheiro na época era escasso, já que eu fazia pós-graduação e vivia de bolsa de estudos. Isso foi bom, porque aprendi muito com pouco dinheiro.

Quando o conhecimento do funcionamento do mercado foi melhorando, entraram na carteira as ações de empresas com perfil diferente das primeiras, com histórico de lucros consistentes, menos ciclicas e menos dependentes do Estado.

Ao final de 2011 o meu patrimônio total era de cerca de 20 mil e ficou constante durante o ano de 2012 e decorrência de um intercâmbio internacional.

No início de 2013 tive meu primeiro emprego e só então consigo fazer aportes mais consideráveis.

Quando comecei a investir eu era muito ansioso e queria que as coisas acontececem rápido, porém considero hoje que esse início (2008-2013) foi muito produtivo.

Aprendi muita coisa lendo livros e participando de fóruns na net (somente como leitor, algumas vezes).

No próximo post pretendo contar um pouco sobre o que aconteceu com minha carteira depois de 2013 e apresentar meu portifólio atual.

Abraço a todos.

4 comments:

  1. Buenas, Sequoia! Li um comentário seu no blog do Pobre Japa e resolvi conhecer seu blog. Pelo que vi estou inaugurando os comentários por aqui: desejo-te sorte e sucesso no blog. Vou acomapanhar.

    Vi, no seu comentário, que você tem filhos. Por isso, convido você a ler meu último post "Educação financeira de pai para filho. O episódio do vídeo game..." segue o link:

    https://investirparaviver.blogspot.com.br/2017/01/educacao-financeira-de-pai-para-filho-o.html?showComment=1485024997011

    Abraço e sucesso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. IPV, buenas. Inaugurou os comentários sim e provavelmente as visitas também. Legal trocar experiências aqui com o pessoal. Gostava de participar como leitor, agora vai ser melhor ainda como blogueiro. Abraço.

      Delete
  2. E quais livros você recomenda?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Orion, vou fazer umas postagem sobre isso. Espero escrever a mensagem principal que eu utilizo de cada livro, cada um nos ensina alguma coisa diferente.

      Abraço.

      Delete