Apesar de basear as compras na análise técnica, eu não faço e não sou trader, já me aventurei por aqui, mas não tenho perfil especialmente por falta de tempo. Tento escolher os meus ativos baseado em análise fundamentalista, portanto não me preocupo com quedas na bolsa se os fundamentos não foram afetados.
Nos anos de 2013, 2014 e 2015 eu montei minha carteira de FIIs, que ainda passa por pequenos ajustes. Nos anos de 2016, 2017 e 2018 estou montando a de RF (por isso ainda tenho muito em um fundo de investimento com liquidez diária) e a de ações terá início em 2017.
O objetivo do post é expor uma retrospectiva das minhas compras de FIIs e a rentabilidade obtida nesses ativos.
Na Figura a baixo apresento a vocês a evolução percentual dos valores das cotas dos FIIs cotados em bolsa que compõe minha carteira. Iniciando em 12/03/2013 (um mês antes de minha entrada no mercado de FIIs) até hoje:
É importante destacar que o gráfico acima não considera os rendimentos e amortização distribuídas. Mesmo assim, considerando somente o valor da cota é possível verificar que apenas BBPO11 e HGLG11 estão atualmente com um valor acima do de início. Contudo, foram vários altos e baixos durante esse período e dependendo do momento de entrada o investidor pode estar com uma rentabilidade muito alta na cota.
As minhas compras nesse período ocorreram pelo menos uma vez a cada 2 meses (as vezes uma vez por mês) e estão expostas na figura a baixo no gráfico de cada ativo (flexas azuis).
Considero que esse foi um dos ativos que comprei no melhor momento e se tivisse esperado mais uma semana teria sido melhor ainda kkkkk. |
Primeira compra com precificação horrível e segunda mais ou menos, ainda bem que não me dedico a market timing! |
Somente uma compra até agora, só vai ocorrer outra quando a carteira aumentar. |
Três compras bem distriuídas, quase no mesmo preço. |
Duas compras, a segunda poderia ter sido dois dias depois, dedo podre. |
Normal |
Analisando os gráficos acima é possível verificar que as compras foram muito bem distribuídas ao longo do período de formação de carteira. Além disso, somente os ativos BRCR11 e EDGA11b (não apresentado porque não consegui os dados) estão com valor de cota abaixo do preço médio.
Assim sendo o retorno sobre o investimento na cota está positivo para todos os ativos, exceto EDGA11b e BRCR11, que passam por período de alta vacância.
Olha esse BBPO, fundo ótimo para transição em crise por característica dos contratos. |
Se forem considerados os rendimentos distribuídos durante esse período a coisa muda de figura.
Os ativos em carteira vão mantendo os seus fundamentos, mesmo tendo redução de distribuição em alguns. Entendo que o investimento em imóveis requer paciência para superar momentos de vacância (inerentes ao mercado).
Veja o acompanhamento das distribuições desde a primeira compra dos meus ativos:
Abraço a todos vocês
Fala S,
ReplyDeleteMuito bom, que controle você tem hein?
Esta bombinha chamada EDGA esta com vacância ainda maior, se seu objetivo é renda, hora de dar tchau.
Mesma coisa para BRCR, melhor sair antes de findar a renda da torre almirante com a multa da Petrobras.
Demais FIIs, robustos, apesar do RBRD ter um inquilino mais pra la do que pra cá chamado Leader rs.
abraço
VDC, espero que EDGA e BRCR ainda passem por momentos difíceis no quesito renda. Não invisto somente pela renda, olho para os imóveis, ambos tem excelentes imóveis. O único problema que vejo nos dois é a administração. Já no RBRD os contratos da Leader são cobertos por seguro.
DeleteAbraço
Sequoia concordo com o colega: você tem muito controle, é muito detalhista. Isso é muito bom. Queria ter essa paciência, rs!
ReplyDeleteAbs
MP, na verdade eu tinha as datas de compra e decidi fazer essa retrospectiva só para ver o resultado (estou de férias hahahha). Obrigado.
DeleteAbraço
Amigo, voltei com o blog reformulado.
ReplyDeleteVou postar apenas em inglês, mas você pode ver em português traduzindo com o plugin do Google que coloquei lá.
O intuito da mudança é pra eu me forçar a escrever em inglês e também para o blog ganhar o mundo.
A linha do blog continua a mesma: ações, ETFs, investimentos no exterior, John Bogle, comportamento pessoal, biografias, livros, sites, dicas de economias pessoais, superação, trabalho e estudo, Jéssica Chastain também.
Atualização mensal e resultado anual continuam. Análise de resultados de ações brasileiras sempre que sair o anual.
Mudei o sistema de comentário para o sistema do Disqus (lê-se “Discuss”), essa é uma ferramenta muito bacana pq assim vc vai ver todos os seus comentários e suas respostas e discussões num canto só, se não conhece se cadastre no site Disqus.com vale a pena sim.
Agora dá pra treinar o inglês lá e deixar sua participação. Você está no meu blogroll.
Grande abraço,
Frugal Simple.
Frugal, valeu. Depois dou uma passada la.
DeleteAbraço.
Opa! Se puder adicionar meu outro blog no blogroll, ficarei grato: Porta dos Investimentos (http://portadosinvestimentos.blogspot.com.br)
ReplyDeleteAdicionarei seu blog neste novo blog também!
Muito obrigado e um abraço!
Ps.: Desculpe a mensagem fora do tema, blog novo, tem que pedir aos amigos ajuda! Valeu!
VdC, feito.
DeleteBuenas, Sequoia! Que show de controle...
ReplyDeleteAbraço e sucesso!
IpV, valeu sucesso para você também.
DeleteAbraço