Saturday, December 9, 2017

Como acompanho meu objetivo financeiro? Respondendo questões

Boa tarde superavitários colegas, o objetivo desse post é apresentar para vocês a metodologia que usamos para acompanhar a evolução do nosso "objetivo de liberdade financeira". O pessoal sempre elogia a organização do Sequoia nos coments, então acho que seria interessante expor nossa metodologia de record tracking. Já postei alguns textos aqui no blog com esse acompanhamento com a tag liberdade financeira.

O objetivo deste texto, então é responder as seguintes questões:

1. O que considero saldo da liberdade financeira?
2. Como cuido da diversificação da fonte de rendimentos passivos?
3. Como controlo o ativo que foi fonte do rendimento mensal?
4. Quanto cada classe de ativo representa na nossa carteira?
5. Qual o objetivo de patrimônio e como calculamos isso?
6. Quando vamos alcançar a liberdade financeira?
7. A renda passiva está aumentando mais do que a inflação?


Chamo de liberdade financeira por que existe a possibilidade de continuar trabalhando após chegar nesse objetivo, diferente da indepedência financeira, para mim.

Primeiramente, é bom esclarecer que atualmente, para nossos padrões de vida teremos uma liberdade financeira quando atingirmos uma renda passiva média anual de R$ 177.600,00, que corresponde a duas vezes o nosso gasto anual. Se tivermos duas vezes o gasto anual assegurado pela renda passiva, então teremos como usar a renda passiva e ainda reaplicar mensalmente o mesmo valor, nos protegendo da inflação pelo aporte.

Então, temos um controle mensal que chamamos de saldo da liberdade financeira onde podemos acompanhar o percentual desse valor já atingido, veja a figura abaixo:


As barras azuis representam a relação entre a renda passiva e os gastos e as barras vermelhas representam a relação entre a renda passiva e 2 vezes o gasto.

Como é possível ver na figura acima, estamos na média de 12 meses com saldo de liberdade financeira de 11,8 %, sendo que no mês de novembro esse valor foi de 15 %, metade do valor das barras azuis, que indicam o simples percentual que a renda passiva representa dos nossos gastos.

Embora seja muito importante acompanhar a evolução do percentual já atingido da liberdade financeira, baseando-se no percentual de retirada pessoal estipulado (no nosso caso 50 %), essa não é a única preocupação que temos em uma carteira de liberdade financeira. A diversificação da fonte de rendimentos passivos é importante para que a carteira tenha perenidade.

Para acompanhar essa característica da carteira uso dois tipos de avaliação, a primeira é qual ativo foi fonte do rendimento mensal e a segunda é quanto cada classe de ativo representa no mês (fazemos o anual também, não apresentado), veja os gráficos abaixo:


Qual ativo foi fonte do rendimento mensal

Quanto cada classe de ativo representa da renda passiva no mês?

Na primeira figura é possível ver que a barra maior é a verde, seguida pela vermelha. A barra verde é de um Fundo de Investimento indexado ao DI, que serve como reserva líquida e a vermelha é composta por 4 CRAs. O restante é bem pulverizado, então, podemos dizer que a fonte de renda passiva é bem diversificada entre os ativos. 

Na segunda figura conseguimos ver o destaque da classe dos fundos imobiliários na renda passiva, seguido pelo FIDI, CRAs e por último ações. Nela é possível identificar que os FIIs estão com um peso grande na renda passiva, isso já está sendo corrigido com os aportes mensais em ações, que ainda representam 13 % da carteira e que, na sua maioria, não pagam dividendos mensais.

Respondendo às perguntas anteriores você já conseguiria ter um bom conhecimento sobre sua carteira de renda passiva. Porém, não seria possível conhecer o valor que você deveria acumular em patrimônio para que seu objetivo fosse alcançado. O objetivo de patrimônio pode se alterar ao longo do tempo pela ação da inflação, aumentos dos gatos, e pela ação da alteração dos retornos, yields menores ou maiores. Esse acompanhamento eu faço com a figura abaixo:


Barras azuis representam a média dos últimos 12 meses de renda passiva (DY12) e a linha vermelha representa o valor de patrimônio que deve ser alcançado com base no dividend yield mensal (PAT LF)

As barras azuis mostram uma boa evolução da renda passiva média de 12 meses, enquanto que a linha vermelha nos mostra que em alguns momentos precisamos de um patrimônio maior e em outros menor para alcançar a liberdade financeira. Se fosse escolher um momento para investimento, esse seria aquele em que os yields estariam maiores e consequentemente o patrimônio investido retorna mais. No último mês esse gráfico nos indicava que precisavamos alcançar mais de R$ 2.700.000,00 para chegar na liberdade financeira.

Conhecendo esse valor, o seu retorno médio histórico e a sua capacidade de aporte é possível estimar quando você vai alcançar a liberdade financeira, veja como faço esse acompanhamento na figura abaixo:


As barras azuis representam o patrimônio atual, a linha vermelha os aportes históricos e a verde o valor de patrimônio alcançado com aportes e rentabilidade compatíveis com o histórico (no nosso caso aportes de 80 k anuais e rendimento de 0,85 % mensais)

Na figura acima é possível ver que a estimativa é chegarmos na liberdade financeira em meados de 2030 (daqui a 12,5 anos).

Todas essas estimativas vão sendo ajustadas ao longo do tempo pela inflação (inflação pessoal, aumentos dos gastos pessoais, anualmente), pois elas são construidas sem essa estimativa. Com isso, na pior das hipóteses temos que acompanhar se a nossa renda passiva está aumentando de forma real, se nossa renda passiva está aumentando mais do que a inflação, isso nós acompanhamos de forma anual no gráfico abaixo:


Barras azuis correspondem a renda passiva anual, percentual dentro das caixas azuis representam o aumento da renda em relação ao ano anterior e percentual na caixa vermelha é o valor do IPCA do ano.


Se analisarmos a figura acima podemos ver que o aumento da renda passiva do ano de 2016 para o ano de 2017 será de aproximadamente 24 %, enquanto que o IPCA ficará abaixo de 3 %, representando um ganho real de renda de aproximadamente 21 %. Esses ganhos reais de renda passiva desde o início dos investimentos tem sido obra dos aportes e reaplicação de renda passiva, principalmente.

Esses acompanhamentos que eu realizo não são tão laborosos quanto parecem, na verdade eu montei uma planilha bem simples, atualizada uma vez por mês. É bem prazeroso fazer esse acompanhamento para mim. E você faz gráficos? Acompanha a evolução de sua renda passiva? Acredito que a maior parte do pessoal da blogosfera seja focado em renda passiva e faz algum tipo de acompanhamento, às vezes até pelo blog também.

Espero que tenha sido claro no texto, abraço a todos.


10 comments:

  1. Muito legal a postagem , Sequoia!

    Para vc, liberdade financeira seria uma renda mensal de 14 K

    Gostei muito dos seus conceitos e dos gráficos. Confesso que minha visão nesse sentido é mais simplificada, não que eu ache que é melhor... não , não é.

    Mas só penso mesmo em meta de patrimônio e penso como seria ter esse patrimônio x rendendo 0,4-0,5% o que não seria problemas, creio.

    Por isso tenho que superestimar para atingir a valor, mas no meu caso quero parar com tudo mesmo, ficar de flip flop e por isso a margem de segurança é maior

    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Guardião, obrigado. Eu gosto muito de acompanhar e ver a evolução da carteira. Isso estimula a continuar mantendo os aportes.

      Valeu

      Delete
  2. Olá Sequoia!
    Bem interessante seus acompanhamentos!
    Também estipulei a renda passiva como meta para IF. Hoje seriam 6k de média mensal, mas isso seria para me bancar com margem de segurança em uma cidade mais barata do que a que vivo hoje.
    Neste sentido o patrimônio alcançado pode variar em função de outros investimentos que não pagam dividendos como renda fixa.
    Sucesso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. JI, hoje nossos gastos aqui na cidade são de cerca de 7k, os 14k estipulados são para reaplicar 7k e usar 7k. Existe a possibilidade de mudarmos de cidade também para reduzir o custo. Mas mesmo assim, acho que continuaria trabalhando, talvez em outro negócio.

      Abraço

      Delete
  3. Olá Sequoia! Não conheço ainda muito bem seu blog, mas esse texto chamou minha atenção. É um assunto que venho pensando e escrevendo há algum tempo. Vou dar uns pitacos, ok?

    Sobre a "regra" do atingimento da liberdade financeira quando tivermos 2x o valor do gasto anual, acredito que o negócio é muito mais dinâmico do que imaginamos. Primeiro, que sua renda anual vai mudar muito no decorrer dos anos. Gastos com filhos e perspectivas futuras alteram isso profundamente. Segundo, que isso também depende da taxa de juro real da economia. Ok que vc pode investir mais em RV, mas precisamos usar um balizador. Quanto a taxa real é alta, a necessidade de possuir um patrimônio muito alto é desnecessário. E se for baixa, a segurança terá de ser maior. Vi que vc considerou isso no decorrer do texto em outro gráfico.

    Eu optei por atualizar uma planilha anualmente com minha previsão de despesas e taxa de juros para saber até que ponto meus recursos financeiros vão durar. Tem funcionado bem até agora. Se quiser dar uma olhada na planilha, me fala que passo depois.

    Sobre o gráfico da fonte de receitas passivas, foi muito legal! Eu tenho o histórico do total, mas não dos ativos. O balanceamento da carteira, entretanto, faço mensalmente e comparo com uma meta, para saber quando preciso rebalancear.

    E o momento de chegada da LF eu também abordei em uma calculadora de resultado rápido. Acredito que você deve usar o mesmo padrão de cálculo para expor isso em padrão de gráficos. É uma boa ideia, se a pessoa tiver a diligência de fazer esse cálculo regularmente.

    Enfim, seus acompanhamentos são ótimos e devem auxiliar a todos que buscam a LF. Eu não conhecia o seu blog, como disse, e hoje fiz uma postagem apresentando alguns números do meu e colocando algumas questões para a finansfera. Se puder colaborar, seria bem produtivo a todos!

    Abraço e boa semana!

    ReplyDelete
    Replies
    1. André, primeiro obrigado pela visita.

      Vou separar a resposta em tópicos para facilitar.

      Sobre o critério de utilizar 2x os gastos anuais para balizar o planejamento, acho completamente seguro. Não sei se ficou claro no texto, mas eu vou atualizando essa planilha ano a ano. Na verdade, a intenção dela é me mostrar quão distante eu estou da LF hoje. Sei que isso muda com o tempo, quando eu olhava para a carteira em meados de 2015 eu precisava atingir R$ 1,5 Mi e conseguiria isso com aquela taxa até 2025, como é possível ver nos dois gráficos que eu postei. Então a questão da inflação pessoal/taxa real de juros e outros fatores são conhecidos. Novamente, os gráficos servem somente para avaliar o resultados passados e ter uma idéia das possibilidades futuras no dia de hoje, daqui a 1 ano será diferente.

      Sobre sua planilha, tenho interesse em vê-la sim, aparentemente o que você faz é bem parecido com o que eu faço, porém você usa o tempo que pode ficar retirando os recursos já acumulados, isso também se altera com os fatores elencados acima.

      Os gráficos que eu tento construir são bem rápidos de atualizar. Gostaria de ver a sua calculadora, ela está disponível on-line? Posta o link aí para a moçada.

      Novamente obrigado pela visita, tentei acessar seu blog mas não consegui.

      Abraço

      Delete
    2. Olá Sequoia! Ficou um pouco mais claro agora. Acredito que é algo bem semelhante ao que faço, mas você expõe o histórico em gráficos, e no meu caso, eu avalio ano a ano e acabo "esquecendo" o que passou.

      Não conseguiu entrar no meu blog, como assim?

      Existe uma página específica para os textos referentes às planilhas: http://www.viagemlenta.com/p/planilhas-financeiras-gratuitas-do-blog.html. São os dois últimos links que interessam à esse comentário.

      Abraço e novamente, parabéns pelo controle!

      Delete
    3. Fala André. Agora consegui acessar, o problema era aqui no meu navegador. Ótimo site! Vou dar uma lida nos seus textos quando tiver mais um tempinho.

      Abraço

      Delete
  4. Interessante a postagem Sequoia. Seu objetivo de obter um patrimônio que te dê uma renda passiva de quase o dobro das suas despesas segue muito próximo ao que penso e planejo, pois como você bem referiu, dessa forma é possível manter o patrimônio em crescimento. Claro que são "n" questões que podem mudar o cálculo, mas considero um balizador interessante. Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Finasfera, valeu. Acho interessante manter esse histórico para que eu possa ver como eram minhas expectativas e comparar com as atuais.

      Abraço

      Delete