Monday, February 11, 2019

LREN3 – Lojas Renner SA – Atualização dos fundamentos 4°T/2018 (LL +39% no anual!)

Boa noite, superavitários colegas. Começando mais uma temporada de balanços e vou deixar registrado aqui meu acompanhamento das empresas que possuo em carteira. Vamos aos números da Renner.

A empresa

A Lojas Renner SA é uma empresa do setor de varejo, dona das Lojas Renner, Camicado, Youcom e a mais recente Ashua, sendo que estas atuam no setor de vestuário, itens para casa, vestuário jovem e vestuário plus size, respectivamente. Já fiz aqui no blog algumas postagens sobre os fundamentos da empresa. Que podem ser acessados na aba superior em "Ações" ou na lateral com a tag LREN3. 
A intenção desse post é revisitar de forma bastante rápida a evolução dos números da empresa desde 2007, atualizando com os dados do último trimestre. Todo trimestre, quando as empresas apresentam os resultados eu atualizo minhas planilhas de controle, mas somente uma vez por ano faço uma análise quanto a continuidade dos investimentos nas empresas. 

 Crescimento da empresa – patrimônio líquido

Na figura abaixo é possível ver o efeito logarítimico no PL no longo prazo, se as margens são mantidas, os lucros tendem a acompanhar esse efeito e consequentemente o preço/cotação das ações. Estas informações para mim são mais importantes do que a cotação. Olhando para o gráfico abaixo, somado aos outros, posso permanecer calmo e comprando em momentos de alta e baixa na cotação. Essa empresa só cresce!


Lucratividade da empresa - Receita, Lucro, Margem líquida e ROE

A Renner é uma empresa que apresenta receita crescente durante os trimestres do ano, sendo que as maiores receitas e lucros históricos sempre ocorrem no 4°Trimestre. A receita líquida do 4°T de 2018 foi recorde! Veja na figura abaixo:


Não adianta ter receita crescente se ela não é transformada em Lucro Líquido, não é o caso da Renner, ela apresentou Lucro Líquido trimestral e anual recorde histórico:


O lucro acompanhou a receita por que as margens foram mantidas, veja:

No comparativo 2017/2018 a empresa aumentou seu lucro em 39%! Atingindo mais de R$ 1 Bi em Lucro Líquido. Você acha que esse crescimento é alto? A empresa já cresceu mais de um ano para o outro historicamente, veja na figura abaixo o crescimento ano por ano:


A expansão recente através da criação de novas marcas (vide youcom e Ashua) somado a abertura de lojas no exterior (Uruguai e Argentina) têm permitido um aumento de receita e lucros sem aumento significativo de dívida. Esta promete!

Solidez financeira - Caixa e dívida

Melhor de tudo é que a empresa tem crescido bastante reduzindo sua dívida líquida, o que mostra a extrema capacitação da gestão, veja:


Crescimento da empresa – RL, LL e PL desde 2006

O crescimento da empresa impressiona, tem crescido anualmente a taxas impressionantes até em períodos de crise. Veja o que ocorreu com a receita, lucro e patrimônio desde 2007:


Governança da empresa

A empresa possui capital bastante pulverizado entre investidores no mercado. Além disso, ela faz parte do seguimento novo mercado. O Novo mercado corresponde à um segmento do mercado de capitais brasileiros com maior exigência em termos de governaça corporativa.

Conclusão
Continua mantendo números sólidos, ótima empresa de crescimento. Apresenta crescimento exponencial.

PS.: Os fundamentos que apresento acima foram os que me levaram a colocar a ação da empresa na minha carteira. Isso não é recomendação de nada, o futuro é incerto e eu não sou analista (muito longe disso). Esse texto é apenas um registro para que eu possa consultar futuramente e ver aonde eu acertei ou errei na análise. A idéia é fazer esse acompanhamento anualmente, após a divulgação do resultado anual, para ver se continuo na empresa ou não.

Fontes de informação:

RI da empresa : www.mzweb.com.br/renner/
Página principal: www.lojasrenner.com.br/
Fonte dos dados fundamentalistas: http://fundamentus.com.br/ e www.bmfbovespa.com.br/

2 comments:

  1. Bom dia Sequoia!
    Como lhe disse, eu estou engatinhando nessa jornada da IF e tenho 20 ações em minha carteira (ótimas empresa, eu penso), dentre elas Sabesp (SBSP3). Vc tem alguma informação sobre o porquê de estar caindo tanto???
    Parabéns novamente pelo sucesso e pelo blog (objetivo, claro e incentivador, tenho divulgado bastante!)
    Obrigado e abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pio, obrigado por compartilhar o blog. Quando a sua questão, você deve decidir que tipo de investidor você é. O que você deseja do mercado. Temos dois grandes grupos, os traders e os holders. Os traders focam nas variações dos preços dos ativos no mercado e os holders nos fundamentos. O meu caso é de holder, então eu não fico muito preocupado com quedas e altas. Matenho minha cabeça nos fundamentos. Procure aqui no blog pela postagem, comprar ações sem olhar o preço. Mesmo os holders tem investidores que dedicam-se a valuation, é uma técnica de tentar precificar o valor justo das ações com base no histórico e em expectativas. Recomendo que você continue estudando e procurando o seu perfil, antes mesmo de começar a investir, pois estamos em um momento de alta e pode ser que a baixa logo venha e você deve saber o que fazer.

      Abraço

      Delete